Homem é arremessado em um capotamento de camionete
As impressionantes imagens da caminhonete que capota várias vezes e arremessa o passageiro pela janela lembram os testes feitos com bonecos para mostrar o efeito de um acidente sobre a vida do motorista e passageiros.
A diferença é que em vez de um boneco, havia um homem, de carne e osso.
O acidente aconteceu domingo na BR-158, em Jataí, e inexplicavelmente o passageiro sobreviveu com apenas duas fraturas nas pernas.
O motorista nada sofreu, apesar da imensa brutalidade do desastre.
Esse vídeo deveria ser visto por motoristas e passageiros de forma didática. Primeiro, o risco de andar sem cinto de segurança. A maioria das pessoas arremessadas de carros morre, como o cantor sertanejo Cristiano Araújo. O passageiro de Jataí que brincou com a vida teve muita sorte.
Em segundo lugar, o risco de beber e dirigir. O teste do bafômetro feito no motorista indicou apenas 0,21 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que não configura crime de trânsito por embriaguez. No entanto, a combinação álcool e trânsito é sempre um perigo.
Assim, esse vídeo deve servir de alerta. Não vale a pena pôr a vida em risco no trânsito deliberadamente, pois o resultado nunca será o deste acidente, mas destruição e morte. No Brasil há mais de 40 mil mortos por ano, número que coloca o país em quarto lugar neste triste ranking mundial.